quinta-feira, 29 de maio de 2008

Histórias já contadas



”I guess it's just how it goes
The stories have all been told before
if you don't char
The light won't hit your eye
And the moon won't rise
Before it's time”

Norah Jones, “The Story”


Lizzie é uma garota que sofre uma desilusão amorosa. Em meio a decepção e ao sofrimento de ver o amado com outra ela encontra conforto desabafando com o dono de um bar da periferia de uma grande cidade. Uma dia, para fugir de si mesma ela começa uma grande viagem pelos Estados Unidos e segue durante todo o caminho enviando para ele postais dos lugares por onde passa. Contado assim parece mais uma sinopse mal feita. Entretanto, a magia está em como esta história é contada, sob uma visão delicada de um diretor que consegue ver beleza até em um boteco da periferia de Nova York.

Wong Kar Wai é um diretor que acredita no amor. Mais que isso, ele é um diretor que acredita que o mundo é movido pelos amores não correspondidos. E, por isso, é fácil perceber o mundo de delicadeza que ele vê e transmite através de seus filmes. Um Beijo Roubado (My Blueberry Nights) é mais um exemplo. As texturas das cenas, os cenários que complementam os personagens e o pouco que é revelado em palavras. O que me parece muito a uma versão moderna, menos complicada, mas não menos interessante, de Amor à Flor da Pele (2000).

O dono do bar, Jeremy (o belo, Jude Law), dá o ombro para a nova cliente, e mostra a ela um pote de chaves que ele tem ali. Todas foram deixadas por pessoas que sofreram desilusões iguais a dela. E ela pergunta o que aconteceu com essas pessoas? E ele: - A vida, a vida acontece... Um dia ela simplesmente não aparece, e sai a viajar, no meio do caminho encontra pessoas com problemas tão complicados ou piores que os dela. Todas histórias já contadas... Pessoas em quem confiar, pessoas em quem não confiar. Como na vida. Enquanto isso, Jeremy lê os postais e espera que ela volte. Tão confiante que sempre coloca o prato e o copo para servi-la no final da noite.

Sobre a aventura de viver ou não. Os medos dos amores, desejos e conflitos interiores, Kar Wai de novo acertou o ponto. Vá ver e confie, o filme é bom. Além disso, Norah Jones se saiu bem como atriz, surpreendente e sem muito alarde.


* Preste atenção na trilha, que é linda! Feita por Ry Cooder, como avisou o amigo Marco, e com músicas do gênio Santaolalla!
* Ainda bem que não traduziram o nome para "Minhas noites de mirtilo", acabaria com o filme.

Filme: Um Beijo Roubado (My Blueberry Nights)
Diretor: Wong Kar Wai
País: Hong Kong, França, e China (longe de Hollywood)

Categoria: Isto é cinema mesmo!- não perca.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Isto também é cinema!



Inaugurando o blog, talvez tentando dar resposta a perguntas típicas que virão (mais conhecidas no mundo dominado pelo marketing por faq's, que eu particularmente odeio). Enfim, voltando ao blog frio.

A partir dessa semana começarei a colocar aqui opiniões sobre os mais variados filmes. Escolhidos sob a irrevogável condição de terem sido resultado da produção, do trabalho e do esforço de pessoas fora do circuito de Hollywood. Portanto, caminho aberto para filmes argentinos, alemães, israelenses, indianos, brasileiros, peruanos, colombianos, mexicanos, africanos e qualquer outra nacionalidade que nos permita acesso ao seu cinema via DVD ou telona!

Preconceito contra o cinemão? Longe disso. Eu adoro e o vejo sempre que posso. Simplesmente, para quê mais um blog ou site falando sobre o que todos os outros já comentam? Quer saber do mundo das estrelonas, tá toda hora ai na TV, nos sites, nos blogs. Este aqui vai abrir um espaço diferente porque - adotando o nome do festival francês -, é preciso ter um certo olhar.