sexta-feira, 20 de junho de 2008

Inspiração





Alberto Granada em homenagem ao Che - Rosário - Argentina - Foto: Gabi Di Bella



Semana passada viajei e por isso não atualizei o blog... a verdade é que as atividades cotidianas passaram atropelando. Fui para a Argentina, fiquei lá pouco tempo, mas aconteceu tanta coisa que a sensação é de que passou um mês! Lá vi um país confuso, perdido em meio a brigas dos mais diversos interesses e que me deixou extremamente incomodada. Entretanto, apesar da última dica ter sido argentina vou repetir o país porque o tema está em alta e acredito que nesse filme há um pouco da inspiração necessária ao momento.

No início da década de 1950 dois amigos resolveram realizar o que acreditavam que seria, na época, uma grande aventura, quase adolescente. Mal sabiam o que aquilo se tornaria. Seria histórico, seria transformado em filme, livros e inspiraria muitos a, ao menos tentar, seguir os mesmos passos. A preparação ou quanto dinheiro levavam pouco importava, o mote era a viagem. Viagem que transformou mais do que esperavam tanto a eles (Ernesto Guevara e Alberto Granado) quanto ao mundo.

Dirigido pelo brasileiro Walter Salles, Diários de Motocicleta tem diversas nacionalidades. Argentina, Cuba, Estados Unidos, Alemanha, México, Inglaterra, Chile, Peru e França. Profissionais de todos esses países se uniram para contar essa aventura que, como diria Alberto Granada: transformou Ernesto Guevara em Che. Talvez uma das poucas forças capazes de colocar os nomes de Cuba e dos EUA lado a lado, ainda que seja só em um cartaz. Pois, pensem o que pensem, tanto esquerda quanto direita, uma coisa é certa: foi histórico.

Diários tenta justamente não tomar partido. Mostra um jovem idealista e humano, com defeitos e fraquezas. Nesse ponto o filme chega até a ser certinho demais. É tudo muito exato tanto no roteiro como nas imagens. Mesmo assim, Diários não se perde, a sensibilidade das cenas fica evidente, com destaque para a interpretação de Gael García Bernal (amado, claro, pela blogueira aqui) no papel principal. Também emocionam a interpretação do simpático Rodrigo de La Serna como o companheiro de viagem, a bela fotografia de Eric Gautier e a trilha sonora, premiada com um Oscar, de Gustavo Santaolalla.


Alguns momentos são ótimos. É impossível não rir, quando os viajantes chegam no Peru e o guia, um menino da região mostra um muro que está construído de duas maneiras diferentes. A parte reta, indica ele, é construída pelos Incas, a toda torta pelos incapazes (os colonizadores). Talvez, um bom resumo do que foi a história da América Latina.

Mais que tudo, o filme traz inspiração para um momento complicado, os argentinos deveriam vê-lo novamente.

* Para quem quer inspiração e quer ouvir boa música latina que busque a trilha!
* Esquerda ou direita ainda existem?
* Alberto Granado tem hoje 85 anos, vive em Cuba, ainda viaja muito e a foto foi tirada por esta que vos fala.

Filme: Diários de Motocicleta
Direção: Walter Salles
Países:Argentina, Cuba, Estados Unidos, Alemanha, México, Inglaterra, Chile, Peru e França.
Categoria: Isto é cinema mesmo - não perca!

Nenhum comentário: